só construiremos uma igreja unida se caminharmos juntos...
segunda-feira, 18 de março de 2013
Jovens são o foco da Campanha da Fraternidade 2013
Tema da Campanha da Fraternidade deste ano repete a reflexão feita no ano de 1992
Depois de 21 anos, a Campanha da Fraternidade (CF) retorna ao tema da juventude. Com o lema “Eis-me aqui, envia-me!” e o tema central Fraternidade e Juventude, novamente a CNBB traz à discussão os jovens e a mudança de época vivida atualmente. Em 1992, o tema Juventude, Caminho Aberto já havia discutido e refletido sobre a inclusão dos jovens na evangelização.
“Este ano, o tema trata da juventude de forma geral e abrangente. Todo o trabalho, reflexão e conteúdo que será desenvolvido, aprofundado durante a Quaresma, de forma especial, neste ano de 2013, serão relacionados à juventude”, explica o padre Ladir Casagrande, coordenador da Pastoral da Arquidiocese de Passo Fundo.
O lançamento acontece sempre na Quarta-feira de Cinzas. Neste ano, será no dia 13 de fevereiro. “Depois do Carnaval, então, começa o período chamado Quaresma, e neste dia também é feito o lançamento da Campanha”, comenta o padre. De acordo com ele, a Campanha da Fraternidade tem como objetivo geral “acolher os jovens no contexto de mudança de época em que estamos vivendo, propiciando desta forma caminhos para o seu protagonismo, no seguimento de Jesus Cristo, bem como na vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz”, destaca.
Por isso, durante o período da Quaresma acontecem em todas as paróquias diversas celebrações. A primeira delas, que é a que abre o período, é a Quarta-feira de Cinzas, “onde acontece a celebração das cinzas, quando é feita a imposição das cinzas na cabeça das pessoas. É um rito que lembra também a finitude humana. Como seres humanos somos finitos e também somos pessoas que dependem completamente de Deus, somos também parte integrante do meio ambiente, na natureza, do planeta como um todo”, ressalta.
A seguir, todos os domingos, até a Páscoa, que este ano é no dia 31 de março, acontecem celebrações a partir da temática da CF “e também com encontros de grupos de família, com material todo preparado pela CNBB do Rio Grande do Sul. São vários encontros, celebrações para serem feitas nos grupos, nas famílias, na catequese, também nas escolas e nós, como arquidiocese, também estamos produzindo diversos materiais para facilitar a reflexão, o aprofundamento desta temática”, completa padre Ladir.
As Campanhas organizadas oficialmente pela CNBB começaram no ano de 1964. “Todos os anos é escolhido um tema, sempre a partir de uma realidade, de uma situação que a igreja percebe que precisa ser transformada, enfrentada, trabalhada, refletida, para melhorar esta situação. Existe uma equipe que coordena a Campanha da Fraternidade, onde é feita essa discussão. Muitas vezes acontecem sugestões, abaixo-assinados de grupos que se organizam para que entrem diversos temas como temáticas da Campanha. Este é o processo de escolha do tema, que vai se dando todos os anos para ser refletido na Campanha da Fraternidade”, explica.
São Cirilo de Jerusalém
18 de Março - São Cirilo de Jerusalém
Desde o início dos tempos cristãos a heresia se
infiltrara na Igreja, mas, foi no século IV, que ocorreram as do arianismo e do
nestorianismo causando profundas divisões. Cirilo viveu nesse período em
Jerusalém, perto de onde nascera em 315, de pais cristãos e bem situados
financeiramente. Muito preparado, desde a infância, nas Sagradas Escrituras e
nas matérias humanísticas, em 345, foi ordenado sacerdote.
Em 348, foi consagrado, bispo de Jerusalém. Ocupou o cargo durante aproximadamente trinta e cinco anos, dezesseis dos quais passou no exílio, em três ocasiões diferentes. A primeira porque o bispo Acácio, de grande influencia na Igreja, cuja obra foi citada por São Jerônimo, acusou Cirilo de heresia. A segunda por ordem do imperador Constâncio que entendeu ser Cirílo realmente um simpatizante dos hereges, mas em sua defesa atuaram os bispos, Atanásio e Hilário, ambos Padres da Igreja assim como o próprio bispo Cirilo o é. A terceira, foi a mais longa , porque o imperador Valente, este sim herege, decidiu mandar de volta ao exílio todos os bispos anistiados, fato que fez Cirilo peregrinar durante onze anos, por várias cidades da Ásia, até a morte do soberano, em 378.
O seu trabalho, entretanto resistiu a tudo e chegou até nossos dias e especialmente porque ele sabia ensinar o Evangelho, como poucos. Em sua cidade, logo que se tornou sacerdote e no início do episcopado era o responsável por preparar os catecúmenos, isto é, os adultos que se convertiam e iriam ser batizados. Foi nesse período que escreveu dezoito discursos catequéticos, um sermão, a carta ao imperador Constantino e outros pequenos fragmentos. Treze escritos eram dedicados à exposição geral da doutrina e cinco dedicados ao comentário dos ritos Sacramentais da iniciação cristã . Assim, seus escritos explicam detalhadamente os "como" e os "porquês" de cada oração, do batismo, da crisma, da penitência, dos sacramentos e dos mistérios do Cristianismo, ditos dogmas da Igreja..
Cirilo também soube viver a religião na prática. Numa época de grande carestia, por exemplo, não hesitou em vender valiosos vasos litúrgicos e outras preciosidades eclesiásticas, para matar a fome dos pobres da cidade. Ele morreu no ano 386.
Desde o início de sua vida religiosa, Cirilo cujo caráter era afável e suave, sempre preferiu a catequese aos assuntos polêmicos, chegando quase a se comprometer com os arianos e semi-arianos. Porém, de maneira contundente aderiu à doutrina ortodoxa da Igreja no III Concílio ecumênico de Constantinopla, em 382, no qual ficou clara sua sempre fiel postura à Santa Sé e à Verdade de Cristo. Nessa oportunidade teve em seu favor a eloqüência das vozes dos sinceros bispos e amigos, Atanásio e Hilário, que o chamaram "valente lutador para defender a Igreja dos hereges que negam as verdades de nossa religião".
Sua canonização demorou porque, durante muito tempo, seu pensamento teológico foi considerado vascilante, como dizem os registros. Em 1882, o Papa Leão XIII, na solenidade em que instituiu sua veneração, honrou São Cirilo de Jerusalém, com os títulos de doutor da Igreja e príncipe dos catequistas católicos.
Em 348, foi consagrado, bispo de Jerusalém. Ocupou o cargo durante aproximadamente trinta e cinco anos, dezesseis dos quais passou no exílio, em três ocasiões diferentes. A primeira porque o bispo Acácio, de grande influencia na Igreja, cuja obra foi citada por São Jerônimo, acusou Cirilo de heresia. A segunda por ordem do imperador Constâncio que entendeu ser Cirílo realmente um simpatizante dos hereges, mas em sua defesa atuaram os bispos, Atanásio e Hilário, ambos Padres da Igreja assim como o próprio bispo Cirilo o é. A terceira, foi a mais longa , porque o imperador Valente, este sim herege, decidiu mandar de volta ao exílio todos os bispos anistiados, fato que fez Cirilo peregrinar durante onze anos, por várias cidades da Ásia, até a morte do soberano, em 378.
O seu trabalho, entretanto resistiu a tudo e chegou até nossos dias e especialmente porque ele sabia ensinar o Evangelho, como poucos. Em sua cidade, logo que se tornou sacerdote e no início do episcopado era o responsável por preparar os catecúmenos, isto é, os adultos que se convertiam e iriam ser batizados. Foi nesse período que escreveu dezoito discursos catequéticos, um sermão, a carta ao imperador Constantino e outros pequenos fragmentos. Treze escritos eram dedicados à exposição geral da doutrina e cinco dedicados ao comentário dos ritos Sacramentais da iniciação cristã . Assim, seus escritos explicam detalhadamente os "como" e os "porquês" de cada oração, do batismo, da crisma, da penitência, dos sacramentos e dos mistérios do Cristianismo, ditos dogmas da Igreja..
Cirilo também soube viver a religião na prática. Numa época de grande carestia, por exemplo, não hesitou em vender valiosos vasos litúrgicos e outras preciosidades eclesiásticas, para matar a fome dos pobres da cidade. Ele morreu no ano 386.
Desde o início de sua vida religiosa, Cirilo cujo caráter era afável e suave, sempre preferiu a catequese aos assuntos polêmicos, chegando quase a se comprometer com os arianos e semi-arianos. Porém, de maneira contundente aderiu à doutrina ortodoxa da Igreja no III Concílio ecumênico de Constantinopla, em 382, no qual ficou clara sua sempre fiel postura à Santa Sé e à Verdade de Cristo. Nessa oportunidade teve em seu favor a eloqüência das vozes dos sinceros bispos e amigos, Atanásio e Hilário, que o chamaram "valente lutador para defender a Igreja dos hereges que negam as verdades de nossa religião".
Sua canonização demorou porque, durante muito tempo, seu pensamento teológico foi considerado vascilante, como dizem os registros. Em 1882, o Papa Leão XIII, na solenidade em que instituiu sua veneração, honrou São Cirilo de Jerusalém, com os títulos de doutor da Igreja e príncipe dos catequistas católicos.
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